Angela Ngiam - Português

O que ando fazendo agora?

18 Nov 2013

Oito de agosto foi meu último dia de serviço no escritório. Mas não foi meu última dia como missionária da SIM. Na verdade só entrei em licença maternidade.

Até então eu estava servindo como mobilizadora de missões: despertando a igreja para missões mundiais, acompanhando a jornada de indivíduos que pretendem ser missionários, treinando, preparando, organizando papelada para envio de missionários. Esse é um trabalho muito importante e muito gostoso de fazer. Mas nesse momento Deus nos presenteou com um bebê e cuidar no nosso pequeno Noah é minha prioridade.

Mas como fuinciona isso? A missionária Ângela está de licença então não está fazendo a missão?

No meu ponto de vista sou missionária pois tenho paixão por Jesus e quero ver toda nação, tribo, povo e língua conhecendo, seguindo e adorando ao Senhor Jesus. A missão de levar o Evangelho a todos os povos para mim é minha vida e não minha posição ou profissão. Então pode ser que eu não esteja no escritório no dia a dia com a papelada para envio de missionários, mas meu coração ainda está na mesma, fazendo o que posso dentro das oportunidades que o Senhor me dá para que pessoas conheçam a Ele.

Então mesmo não estando no escritório o que estou fazendo?

Ainda estou cuidando dos missionários que enviei ao campo, orando, comunicando com eles, vendo como estão indo espiritualmente, apoiando, ajudando no que precisam para permanecer no campo.

Ainda estou cuidando dos futuros missionários que mobilizei que estão preparando-se para ir. Me comunico com eles, oro, vejo que parte do processo estão e passo para o escritório para prosseguir com processo como se eu estivesse lá.

Ainda estou participando de reuniões para facilitar conferências missionárias, mobilizar estudantes de teologia e planejar estratégia de mobilização de mais missionários pela SIM.

Isso tudo posso fazer via email, telefone, skype.

Fora isso agora tenho uma oportunidade muito maior de falar sobre o amor de Jesus com pessoas que não o conhecem. Antes meu trabalho era 100% com evangélicos, mas agora por causa do Noah também posso estar com pessoas que não são evangélicas. Como? Eu frequento grupo de mães e aula de música que são para bebês e mamães - é muito legal reunir com outras mães e bater papo sobre as crianças e sobre a vida em geral. É assim que posso bater papo com elas sobre o que faço e as portas se abrem para falar sobre meu testemunho e o amor de Jesus por todos nós. 

Eu estou muito feliz com essa etapa da minha vida e o fato de não ter deixado de servir ao Senhor, e até mesmo poder servir ainda mais.

Peço que orem por mim, pelo U-Don e pelo Noah, para que possamos nos adaptar com essa nova fase e continuar buscando fazer a vontade de Deus em nossas vidas.

Peço que orem pelos missionários que enviei ao campo e os que se preparam para ir, para que o Senhor os guie à medida que o servem e me guie à medida que os aconselho.

Peço que orem pelas mamães que tenho contato semanalmente nos grupos de mães e aula de música para que eu tenha oportunidades de ministrar na vida delas e que elas conheçam o amor de Jesus por elas.

Peço que orem para que Deus me guie com relação às tarefas que Ele quer que eu retome o ano que vem à medida que planejo meu retorno ao trabalho no escritório.

E só temos a gradecer ao nosso Senhor Jesus pela nossa vida, nosso filho Noah e nosso ministério (meu com a SIM e U-Don com a rádio evangélica). Glória a Deus!

Abraço com amor,

 

Estarei visitando o Brasil!

22 Apr 2013

Muita coisa tem acontecido entre minha última cartinha missionária e essa de hoje.

1. Eu recebi pessoas muito queridas em nossa casa durante as férias de Dezembro:

O Michel, a Nathalie e o Alysson vieram passar um tempo aqui com a gente para conhecer a Austrália. Nós gostamos muito da visita deles e nos divertimos bastante! Fomos visitar vários lugares em Sydney, saímos para jantar em vários restaurantes de nacionalidades diferentes e andamos muito... nem sei quantos kilômetros... mas valeu a pena. Tenho certeza que eles gostaram muito da viagem.

(Michel, Alysson e Nathalie)

2. Nós descobrimos que estou grávida:

Estamos esperando o nosso primeiro bebê e estamos também muito felizes com essa bênção de Deus na nossa vida. É muito emocionante acompanhar o crescimento do nosso bebê... a expectativa é grande! Estou de 22 semanas e nosso amado tesouro está previsto para final de Agosto. Favor orar pela nossa saúde e do bebê também.

3. O trabalho na SIM Austrália tem sido como sempre uma bênção na minha vida:

Alguns dos missionários que enviei ao campo para missão de curto prazo voltaram no começo desse ano. Uma equipe de 7 pessoas voltou da Bolívia, 2 pessoas voltaram de Niger, um casal de médicos voltou do Paraguay e Bolívia, e 1 pessoa voltou da Bolívia.

Eu encontrei com cada um deles para ouvir as histórias, o que vivenciaram com Deus, o que aprenderam, etc e é muito legal acompanhar o cresimento espiritual deles e a paixão que tem por missões.

Esse ano eu já enviei três pessoas em Março para campos da África (2 para África do Sul e 1 para Burkina Faso) e tenho mais 3 indo agora antes de Julho também para África (2 para Niger e 1 para Quênia).

Eu estou trabalhando no preparo de 1 pessoa para ir para Burkina Faso e um casal para África do Sul no ano que vem.

O meu amor por missões é multiplicado com cada um desses missionários que vai ao campo e minha gratidão ao senhor Jesus por me deixar participar do envio é gigante!

Favor orar para que a SIM Austrália continue enviando mais missionários aos campos na América do Sul, África e Ásia onde a SIM trabalha.

4. Eu vou visitar o Brasil em Maio desse ano:

Eu e o diretor da SIM Austrália fomos convidados pela SIM Brasil para fazermos parte do grupo de preletores do congresso anual de missões da SIM Brasil nos dias 24, 25 e 26 de Maio.

(Diretor da SIM Austrália - Omar)

O tema do congresso é: Missão de Enviar.

Eu vou estar falando sobre envio, desafios do envio, necessidade e importância de termos pessoas na retaguarda facilitando envio de missionários para campo no mundo todo.

O Omar vai estar falando sobre o desafio de alcançar povos não alcançados na Ásia.

Se você puder participar do congresso será um prazer para nós te ver lá.

Mais detalhes: http://www.simbrasil.org.br/congresso/

Durante minha visita ao Brasil estarei também visitando minha igreja PIB em Campo Grande, me conectando com as pessoas que têm orado pela gente e contando um pouquinho mais sobre a nossa vida aqui na Austrália e o trabalho de envio de missionários com a SIM.

Favor orar:

  • Para a saúde e desenvolvimento do nosso bebê,
  • Para os missionários da SIM no campo e para mais pessoas serem levantadas para servir em missões,
  • Para a minha visita ao Brasil, para o congresso da SIM e reuniões com líderes e pastores que ocorrerão durante o mês de maio.

Te vejo no Brasil!!!

Reflexões do ano de 2012

22 Nov 2012

O ano de 2012 está quase terminando. Nem acredito que passou tão rápido!

Faz quase 10 meses que eu tenho servido como missionária da SIM. Tantas coisas aconteceram, tantas coisas mudaram, aprendi tantas coisas, e ainda tem muito por vir.

Eu tive um excelente ano! Esse foi um ano muito diferente de qualquer outra experiência que tive.

Eu tive momentos excelentes servindo com a SIM mas ao mesmo tempo foi um ano difícil para mim pessoalmente, especialmente emocionamente.

Deus tem me ensinado muito a respeito Dele e de mim mesma.

Então eu achei que seria legal colocar aqui uma listinha dos melhores momentos desse ano até agora:

Coisas que aprendi sobre mim mesma:

-          Eu não tenho que controlar tudo ao meu redor. Na verdade eu até gosto de não saber o que vai acontecer no dia de amanhã. (Se você me conhece bem isso pode ser uma descoberta chocante que você nunca imaginou que eu falaria!)

-          Eu consigo sobreviver sem estrutura, planejamento, organização... às vezes! (Eu sei que você não acredita que escrevi isso!)

-          Eu até que sou uma pessoa que tem criatividade... pelo menos quando o assunto é servir a Deus eu tenho várias idéias. Eu tenho gostado bastante de exercitar minha criatividade.

-          Eu adoro pessoas, adoro estar com pessoas, conhecer gente nova, ouvir histórias, idéias, sonhos.

-          Eu realmente acredito que Deus me chamou para serví-lo nesse ministério no momento. Todos os dias eu meditei nesse chamado, na necessidade e no valor desse ministério de capacitação e envio de missionários e me alegrei com a oportunidade que Deus me deu de servir dessa maneira.

Coisas que vi Deus fazer através desse ministério da SIM:

-          Eu tive o prazer de conhecer muitas pessoas que amam ao Senhor Jesus e que estão dispostas a serví-lo no exterior em missões. À medida que eu ouvia as histórias de cada uma dessas pessoas eu me lembrava da bondade de Deus, da sua misericórdia e seu poder transformador que mudou a vida de cada uma dessas pessoas. Ele fez coisas incríveis na vida de cada um deles.

-          Deus chamou algumas pessoas para ir ao campo missionário em países que ninguém estaria disposto a ir, mas éo coração de servo dessas pessoas e seu amor por Jesus que os faz ir. Eles vão para servir os povos que estão tão longe de suas casas, para pregar o Evangelho de Jesus, levar salvação, em palavra e ações.

-          Como mobilizadora de missões eu facilito o envio de pessoas para o campo missionário. Dentre as pessoas que mobilizei nesses 10 meses, 4 já estão no campo, 11 estão se preparando e mais 12 orando por direção para ver se irão. É bom demais saber que muitas vidas serão salvas por causa da mensagem que esses missionários levam consigo e eu não tenho palavras para agredecer a Deus pela oportunidade de fazer parte desse processo de envio de missionários para o mundo todo.

-          Eu definitivamente acredito que Deus tem tudo em seu controle. Quando algo acontecia que eu não tinha idéia nenhuma do que fazer eu só precisava pedir para Ele me ajudar e Ele me guiava pelos seus planos e eu tenho certeza que os resultados são por causa do que Ele fez e não do que eu fiz.

-          A SIM Australia passou por um ano de muitas mudanças e às vezes parecia que eu estava em um túnel escuro sem direção mas Deus nos carregou em suas mãos e nos ajudou a ver a luz no fim do túnel à medida que confiamos Nele para direção para o futuro.

 

Coisas que aprendi ou que confirmei sobre Deus:

-          Ele é fiel, Ele cumpre suas promessas.

-          Ele está no controle de tudo, mesmo quando tudo parece caótico, mesmo quando o sofrimento dói, Ele está sempre presente.

-          Ele me ama, mesmo que eu não mereça o amor Dele, ainda assim ele me chama de filha.

-          Eu não tenho que fazer nada para agradar a Deus pois tudo o que deveria e poderia ser feito já foi feito por Jesus em meu lugar. Eu posso só agradecer e viver a bênção que é ter um relacionamento completo e maravilhoso com Deus.

 

E à medida que eu faço minha reflexão eu me lembro de ter falado para Deus um tempo atrás: Senhor, envie-me!

E Ele disse: eu te enviei para a Austrália para enviar outras pessoas para o mundo todo.

Você é apenas uma pessoa em um campo mas através de sua vontade de me servir juntos enviaremos muitos para muitos campos.

Eu agradeço a Deus por ter me enviado para a Austrália e por ter enviado australianos para o campo missionário. Obrigada meu amado Pai por me dar essa oportunidade de participar do que você tem feito no mundo.

E quando eu olho para o futuro não tem nada que eu possa afirmar que vá acontecer, não tem nada que eu possa planejar, não tem nada que eu possa controlar.

Mas uma coisa eu sei: que eu vou continuar a servir o meu Senhor Jesus , aquele que deu sua vida por mim, pelo resto da minha vida, até que o mundo todo tenha ouvido sua mensagem de salvação ou até o dia em que Ele me chame pra casa com Ele. Não há plano melhor que esse!

Deus é bom!

16 Aug 2012

 

Deus é bom!

Não importam as circunstâncias... Deus é bom!

Eu acabei de completar meus primeiros 6 meses como missionária da SIM e foi confirmado no meu dia-a-dia desde o início que Deus é fiel, que suas promessas não falham e seus planos são perfeitos.

Foi muito difícil deixar meu emprego para me tornar uma missionária da SIM mas eu estou muito feliz por ter tomado essa decisão de servir ao nosso Senhor como mobilizadora de missões da SIM.

Eu tenho aprendido muito nesses últimos meses e tenho trabalhado em áreas que nunca trabalhei antes. E eu estou amando essa experiência!

Em julho tivemos nossa conferência missionária da SIM. Eu tive muita coisa para fazer pois organizei a conferência mas fiquei muito contente de saber que meu trabalho duro value a pena.

Eu tive certeza que o Senhor estava me pedindo que o tema da conferência desse ano fosse a respeito dele e não da SIM. Então eu respeitei o pedido dele e planejei o evento para mostrar para as pessoas o que o Senhor tem feito no mundo através dos ministérios da SIM. Foi um dia muito legal em que nós glorificamos o nome do Senhor por aquilo que ele tem feito em tantos países, nas vidas de tanta gente.

É uma bênção participar de uma organização que cuida de pessoas, que se importa com pessoas, que ama servir, que conecta pessoas a pessoas e mais importante ainda, que conecta pessoas a Deus.

As pessoas que vieram para a conferência ouviram histórias de muitos missionários, o que eles têm feito, e o que o Senhor tem feito na vida de muitas pessoas na Ásia, África e América do Sul, nos países que a SIM trabalha.

Mais de 150 pessoas atenderam a conferência e muitas delas decidiram que também querem participar do que Deus tem feito no mundo. É uma bênção caminhar com essas pessoas nessa jornada de descoberta da vontade de Deus na vida de cada um para ver o que estarão fazendo para servir a Deus no futuro. Eu conversei com muitas pessoas que querem daqui pra frente sair da área de conforto na vida delas para alcançar vidas que estão separadas de Deus.

Duas semanas depois da conferência da SIM nós tivemos a Conferência ReachOut, a conferência Australiana da Missões, o maior evento de missões da Austrália.

Eu fiz parte do comitê de organização dessa conferência e os últimos 6 meses eu trabalhei duro para colocar tudo em ordem e preparar tudo para a conferência. O pessoal do comitê está de parabéns pelo trabalho maravilhoso que fizemos, unidos para que a conferência fosse excelente. Aprendemos muito sobre missões e muita gente se inspirou a servir em missões. Tinham mais de 600 pessoas nessa conferência e espero que Deus abençoe para que todos sirvam no campo missionário um dia.

Muitas pessoas visitaram o stand da SIM, pessoas que estavam considerando seriamente participar em missões no mundo.

É muito bom ver tanta gente querendo servir, deixando para trás os seus desejos individualistas para que outras pessoas no mundo se beneficiem da presença, do trabalho, das qualidades, do tempo, do conhecimento desses missionários pois muita gente nesse mundo tem muito menos accesso e conhecimento do que a gente.

Aqui na Austrália as pessoas tem recursos, dinheiro, educação, imóveis, acesso à água, moradia, comida, etc. Mas essa não é a realidade no resto do mundo. E aqui as pessoas tem acesso à uma excelente educação teológica que não se encontra em outros lugares do mundo. Então como a gente pode se chamar cristão se a gente recebe tanta bênção de Deus e guarda tudo pra gente, sem repartir nada com os outros?

Como a gente tem coragem de receber a mensagem de salvação e guardar para nós mesmos, sem contar pra todo mundo assim eles também podem ser salvos?

Por isso fico muito alegre quando vejo aqueles que decidem ir onde existe necessidade, mostrar amor para pessoas que não conhecem, levar a mensagem de amor e salvação que só Jesus oferece onde quer que seja necessário.

Os próximos 6 meses daqui pra frente serão de trabalhar para construir um relacionamento de amizade com essas pessoas, mobilizando e ajudando a cada um a seguir os próximos passos para que sirvam como missionários no campo escolhido por Deus para cada um deles. Eu adoro ouvir o testemunho de cada uma dessas pessoas, ouvir cada um falando de seu amor por servir aos outros, a disponibilidade de ir ao campo no exterior e deixar a vida mansa aqui na Austrália para trás. É uma bênção ajudar essas pessoas a irem para onde Deus os enviar e saber que ajudando a esses missionários a irem eu multiplico a minha paixão por missões e mais pessoas serão impactadas pelo amor de Jesus.

Mobilizar pessoas para missões é o que eu amo fazer e é exatamente o que Deus me pediu para fazer agora e eu estou muito grata pois os planos dele são perfeitos.

Quanto à nossa família, o U-Don saiu do emprego dele e está procurando por um novo emprego. Ele quer ter um emprego que agrade e glorifique a Deus. Nós estamos orando para que a oportunidade certa apareça para que o propósito da vida dele se alinhe com o propósito de Deus para a vida dele. Favor orar para nossa situação financeira pois eu preciso levantar meu próprio sustento como missionária e ele está sem emprego agora. 

Mas nós temos certeza que estamos passando por um momento de aprendizado, de mudança, para testar nossa confiança em Deus, para testar se realmente acreditamos que Deus é o provedor das nossas necessidades, e para que possamos desenvolver novas habilidades para poder servir a Deus no futuro em algum outro campo missionário, juntos em missão, para levar a mensagem de salvação para aqueles que nunca ouviram.

Mas como eu disse antes, Deus é bom e os planos dele são perfeitos. Nós confiamos nele. Não temos nada a temer! 

Fazer...fazer...fazer... descansar?

26 May 2012

faz bastante tempo que não escrevo para você.

Quando eu comecei a trabalhar na SIM (Servindo em Missão) em fevereiro eu pensei que eu ia escrever minhas cartinhas missionárias todos os meses. Eu queria que você ficasse por dentro do que tem acontecido aqui nesse ministério e na minha vida para que você pudesse orar por nós. Eu também queria escrever sempre para mostrar como nosso Senhor tem trabalhado aqui na Austrália, onde a maioria das pessoas não querem muito saber dele, mas queria mostrar o quanto Ele ainda está interessado no pessoal daqui.

Mas desde aquele primeiro mês eu não consegui me organizar para sentar e escreve a cartinha.

Por quê isso aconteceu?

Eu sou uma pessoa super organizada, eu gosto muito de planejar as coisas e fazer com que elas aconteçam de acordo com meus planos. Eu marquei na minha agenda os dias em que eu iria separar um tempo para escrever minhas cartinhas mas no final acabei não conseguindo escrever nenhuma delas.

Mas hoje eu falei para mim mesma: pára tudo e escreve a cartinha!

Eu não deixei de escrever nos meses que se passaram porque eu não gosto de escrever. Na verdade eu adoro escrever as cartinhas! E não foi porque eu não tenho nada para contar pois eu tenho um monte de notícias para contar!

O que eu acho que aconteceu é que eu não consegui parar para escrever porque eu não coloquei as minhas prioridades na ordem certa!

Eu tenho andado muito ocupada com o meu serviço, tentando aprender o máximo possível no menor tempo possível, ao mesmo tempo que trabalhando duro em cada coisa que tenho que fazer. No escritório tem sempre algo para fazer: participar de eventos, organizar eventos, entrevistar candidatos para o campo missionário, entusiasmar pessoas para que considerem ir para o campo missionário, dar palestras em igrejas, em colégios, em faculdades. Tem sempre papelada para fazer e organizar, procedimentos para escrever, idéias para considerar, mudanças para serem feitas. Enquanto eu tiver tempo eu sempre consigo arrumar algo para fazer.

Eu acho que esse é exatamente o problema para mim no momento: eu percebi que minha atitude tem sido que se eu tenho tempo eu ´tenho´ que achar algo para fazer. E quando eu não tenho tempo eu ´tenho´ que fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo para que mais tarefas sejam cumpridas. Geralmente eu não consigo relaxar porque na verdade eu não sei muito bem como relaxar.

Então em vez de usar o meu tempo com aquilo que é prioridade eu preencho minha agenda com um monte de coisas para ficar bem ocupada e acabo nem prestando atenção nas coisas que são realmente importantes.

Eu recebi esse ´presta atenção´ antes várias vezes. As pessoas que me conhecem bem me falaram que eu preciso aprender a relaxar e talvez mudar minhas prioridades.

Mas é outra coisa quando o Senhor fala com a gente e ele falou comigo sobre minha atitude com relação a fazer muitas coisas e estar sempre muito ocupada. A última vez que eu visitei o Brasil eu estava envolvida em visitar vários ministérios locais. Eu estava com a agenda lotada, eu adorei a experiência, aprendi muito com o pessoal liderando os ministérios locais. Mas eu me senti um pouco responsável por ajudar, colocar minhas mãos em todos os ministérios que eu visitei, fazer a diferença, trabalhar duro para mudar o futuro das pessoas que os ministérios têm atingido.

Mas o Senhor falou comigo e me desafiou: Minha querida filha, eu te amo demais! Eu te amo por quem você é pois eu te fiz desse jeito. Eu sei que você pode fazer muitas coisas para mim e me alegra o fato de você querer me servir. Todas essas coisas que você quer fazer são boas e agradáveis, mas o que eu quero de você agora é que você ´esteja´ em vez de ´fazer´. Eu quero que você ´esteja comigo´ em vez de ´fazer coisas para mim sem andar comigo´.

Eu pensei comigo mesma: Isso é muito interessante! Eu posso fazer muitas coisas para o reino de Deus mas o que o meu Senhor quer que eu faça é estar com Ele. Que revelação! O meu Senhor está mais preocupado que eu ande com Ele, fale com Ele, confie Nele, adore a Ele, glorifique ao nome Dele do que que eu trabalhe duro fazendo muitas coisas no nome Dele. Porque se eu fizer muitas coisas para Ele mas sem Ele.... qual o motivo para fazer algo dessa maneira... batalhando sozinha?

Eu acho muito interessante que essa revelação de Deus na minha vida tem tudo a ver com nosso entendimento da salvação.

Muita gente pensa que para ir para o céu, ou para subir os degraus da espiritualidade, ou para mudar o karma ruim para bom karma, ou para ser uma boa pessoa, o que precisamos fazer é fazer boas coisas.

Nós temos que orar, nós temos que jejuar, nós temos que ir para a igreja, nós temos que fazer o bem para os outros, nós temos que ajudar os pobres, nós temos que falar palavras bonitas e que trazem boas energias, nós temos que nos alimentar bem, nós temos que cuidar do meio ambiente, nós temos que meditar, e várias outras coisas boas.

Tudo isso é bom, mas é que está o ponto. Para ir para o céu nós não temos que fazer tudo isso. Na verdade nós não temos que fazer nada!

Pense bem: mesmo que a gente consiga fazer tudo o que é bom o tempo todo, como vamos saber quando atingimos bom suficiente para a perfeição? Não se deixe enganar, nós nunca vamos ser perfeitos.

Mas então como eu posso ter certeza que eu vou para o céu depois da morte?

Bem, com certeza não vai ser o fato de eu trabalhar na SIM que vai me garantir um espaço no céu, também não vai ser através da minha agenda lotada de coisas, não vai ser através da quantidade de coisas boas que eu posso fazer, nem mesmo as coisas boas que eu faço para agradar a Deus.

Eu preciso estar com Ele. Eu preciso aceitar a realidade que eu não vou conseguir ganhar um espaço no céu com o suor do meu esforço. Não importa o que eu faça eu não vou conseguir pagar ou merecer um espaço no céu. Eu preciso de Jesus.

Mas o caminho está aberto porque Deus abriu o único caminho para mim e para você entrarmos no céu. Ele é o único que é perfeito para resolver isso para que qualquer um consiga chegar .

Ele enviou o seu próprio filho para viver na Terra, morrer em nosso lugar, ressucitar com um corpo perfeito para que pelo seu sangue nós possamos ser aceitos na família de Deus.

Nós temos que aceitar isso. entender que sem Jesus nós não vamos conseguir chegar .

Ele é aquele que fez tudo que devia ser feito. E é por isso que eu não tenho que fazer nada. E é por isso que Ele me falou que Ele se agrada em ver o quanto eu quero serví-lo e fazer coisas para Ele, mas Ele me lembrou que Ele fez tudo, assim eu não preciso fazer nada. Eu tenho que aproveitar o meu relacionamento com Jesus. Eu preciso estar com Ele, andar com Ele, glorificar o nome Dele todos os dias da minha vida. Até o dia em que Ele vai me chamar para ir para casa com Ele, quando essa vida acabar

Isso não é maravilhoso? Que meu chefe (Jesus) me pediu para que eu me concentre menos em tentar ficar tão ocupada fazendo várias coisas para que eu me concentre mais em andar com Ele, o meu melhor amigo?

Não é por acaso que eu tenho me sentido tão cansada:  Eu nunca vou fazer o suficiente! Isso nunca vai ter fim!

Não é por acaso que eu não consigo arrumar tempo para nada: Eu não estou com minhas prioridades na ordem certa!

Então assim que eu mudo minhas prioridades e me concentro em andar com Jesus eu começo a experimentar um relacionamento ainda melhor com Ele, aquele que fez o que tinha que ser feito para que eu não tenha que fazer nada.

Mas e o que eu faço com o relaxar? Eu não sou muito boa nisso. Mas isso é exatamente o que Jesus está me pedindo para fazer. Relaxe! Confie e ande com Ele pois Ele fez o que tinha que ser feito. Aproveite essa caminhada com Ele e organise o dia-a-dia e as tarefas de maneira que as prioridades estejam corretas. A minha prioridade é minha caminhada com Jesus. As outras coisas vão sei feitas.... de alguma maneira... uma de cada vez.

Favor orar para que eu ande dia após dia sem me esquecer que andar com Jesus é mais importante do que fazer várias coisas.

Favor orar pelo ministério da SIM para que sejamos guiados por Jesus em tudo o que fazemos para que a vontade Dele seja feita.

Favor orar para que eu saiba dar prioridade para o que é importante.  Se demorar muito, me escreva pedindo a próxima cartinha missionária e eu ficarei feliz de saber que você está orando por mim e me ajudando a manter em foco o que Jesus pediu para eu fazer.

Um grande abraço,

Ângela & U-Don

 

 

 

De volta para casa - Austrália

14 Feb 2012

 

Eu voltei para a Australia dia 25 de janeiro. Eu sei que se passaram 3 semanas desde que cheguei em casa mas tanta coisa aconteceu desde então em um curto espaço de tempo!

Eu comecei meu trabalho com a SIM (Serving in Mission) como mobilizadora de missões e em apenas 2 semanas de trabalho eu aprendi muita coisa.

Eu ainda tenho que aprender muito mais sobre a SIM, sobre como mobilizar pessoas para o campo missionário, sobre como trabalhar em uma organização cristã, sobre como Deus poderá me usar nessa função e muito mais. Mas eu estou adorando cada minuto desse aprendizado!

Nos últimos 5 anos eu trabalhei em um escritório de advocacia como a gerente geral. O escritório era altamente organizado e eficiente, com uma equipe que atingia metas e alcançava excelentes resultados. Por um lado eu sinto falta da estrutura, da organização, da eficiência. Eu gosto desse ambiente, eu gosto de controlar as coisas ao meu redor, de receber uma tarefa e atingir as metas com perfeição.

Mas Deus não me chamou para que eu fique na minha área de conforto por muito tempo. Ele havia me chamado para uma aventura fora da minha área de conforto quando 6 anos atrás eu tive que deixar o Brasil, minha cultura, minha família e amigos para viver em um lugar completamente diferente e desconhecido para mim.

Eu passei por momentos bem difíceis quando eu cheguei na Austrália mas Deus me protegeu, debaixo de suas asas, e me segurou firme por cada passo que dei. Eu aprendi a confiar em Deus para tudo o que eu preciso. Ele me ensinou que ele é meu refúgio e minha força.

E recentemente ele me chamou novamente para fora da minha área de conforto para que eu entrasse em ministério em tempo integral, para me desafiar ainda mais, e para que eu confie ainda mais nele. Eu estou muito feliz por ele ter me chamado novamente para algo novo, e muito feliz por eu ter obedecido ao chamado! Eu estou muito feliz por estar servindo ao meu Senhor Jesus com toda a minha vida. Eu estou muito animada com a minha função de facilitadora da jornada de dos servos do Senhor para considerar participação do trabalho de Deus no mundo. É um privilégio ver pessoas respondendo ao chamado de Deus para missões e saber que faço parte do processo de envio ao campo missionário.

Mas tudo isso ainda parece muito desconhecido para mim e eu sinto que preciso de mais tempo para entender tudo o que tem acontecido comigo e os planos de Deus para o futuro.

Parece que foi ontem que eu estava no Brasil visitando familiares e participando dos ministérios locais. Eu vi muitos projetos pelos quais Deus tem usado seus servos para alcançar mais vidas para seu reino.

Eu não esperava me surpreender com os ministérios locais mas eu realmente fui movida pelas experiências que vivi e me sinto transformada. Eu acho que o fato de eu ter vivido na Austrália nos últimos 6 anos fez com que eu abrisse meus olhos para a minha própria cultura. Eu pude ver minha cultura com olhos críticos e pude amar o povo brasileiro ainda mais. Eu ainda estou passando pelo processo de entender as minhas emoções com relação aos projetos e a maneira como eu mudei minha maneira de pensar desde então.

Algumas das histórias que ouvi no Brasil mudaram a maneira como eu penso com relação aos outros, com relação ao sofrimento, com relação a mim mesma e com relação a Deus. Eu adorei a oportunidade de poder conversar com as pessoas, ouvir suas histórias e testemunhos de vida, chorar com elas, rir com elas, ver como a vida delas foi transformada e poder orar com elas.

Provavelmente as histórias mais impactantes para mim vieram do Projeto Nova que visa ajudar as pessoas envolvidas na prostituição. As histórias das meninas são uma mistura de sofrimento, exploração, abuso, vício, falta de opção, falta de reconhecimento, baixíssima auto-estima, e muito mais.

Muitas meninas começaram na prostituição quando ainda eram crianças, carregam o vício da droga e álcool, não sabem como sair dessa situação e precisam de muita ajuda em todas as áreas, incluindo médica, psicológica, e principalmente espiritual.

Mas o projeto tem levado o nome de Jesus até essas meninas e muitas tem visto sua vida completamente transformada.

A jornada entre a vida na rua e a conversão não é fácil pois existem muitos problemas ao redor do problema principal que é a falta de Jesus na vida delas. Mas Deus tem colocado líderes nesse projeto que estão sensíveis às necessidades, aos problemas, e aos métodos de ajuda. Mas principalmente as líderes estão levando o amor de Jesus para as meninas nas ruas.

Uma das meninas atendidas pelo projeto me falou que na semana anterior ao nosso encontro ela tinha tentado o suicídio. O inimigo falava para ela que ela não tinha valor algum e que se ela morresse ninguém sentiria a falta dela. Mas o Espírito Santo de Deus falava para ela que ela tinha valor e que Deus tinha um propósito na vida dela. Ela então parou de planejar como tiraria sua própria vida e começou a orar. E Deus a retirou daquele lugar perigoso em que ela se encontrava psicologicamente.

E enquanto ela me contava isso, lágrimas corriam pelo meu rosto e pelo rosto dela, e nós choramos e oramos juntas. Nós compartilhamos um momento muito lindo de comunhão com Deus e comunhão entre nós duas. Não havia nada mais importante para nós naquele momento do que a dádiva de mais um dia. E a oração dela era para que ela tivesse mais um dia, não para que ela pudesse viver, mas para que ela pudesse ter mais uma chance de compartilhar o amor de Jesus com pelo menos mais uma pessoa.

Eu achei isso lindo. Ali estávamos nós, entendendo que dependemos de Deus para que estejamos vivos no próximo dia. Que se Deus não nos der a chance do próximo respirar nós morremos. E que tudo o que queremos é poder viver mais um dia pois assim mais alguém vai ouvir a gente contar a história de Jesus e da salvação que ele nos oferece.

Eu ainda me pego pensando naquela oração e tento entender o que significa seguir a Jesus em total dependência e obediência, pois diariamente dependemos de Deus para sobreviver. Mas o que temos feito com o próximo dia que ele nos tem dado?

Nada faz sentido se não temos um relacionamento com Deus. O dia de amanhã não está disponível somente para que eu viva, mas para que eu use o dia para glorificar o nome de Jesus.

Nós aprendemos grandes lições ouvindo as histórias daqueles que não tem mais nada para oferecer. Mas eles tem o maior tesouro que precisamos e a única coisa que realmente importa: Jesus.

Eu não esperava aprender tanto durante minha visita ao Brasil, e nem esperava receber uma revelação de Deus de que meu lugar no momento é aqui na Austrália, trabalhando na SIM como mobilizadora de missões. Eu pensei que estando no Brasil eu ia ficar com saudades do meu povo e querer ficar pra sempre, trabalhando no campo missionário no Brasil mesmo, em um dos projetos que visitei. Mas para minha surpresa eu não pensei nisso, mas tive a certeza e a confirmação de que o meu chamado agora é para que eu mobilize pessoas para irem ao campo missionário, que eu facilite a jornada daqueles que obedecem ao chamado de Deus.

Com a ajuda de Deus eu espero contagiar os outros com essa minha paixão por missões para que muitos tomem a decisão de ir e cumprir com a missão de Deus em todas as nações.

Eu estou muito feliz de estar de volta em casa com meu esposo U-Don.

Nós estamos animados com o que Deus preparou para nós nesse ano e manteremos contato para que você saiba mais das nossas notícias através desse blog.

Nossa oração é para que você se lembre que você depende de Deus para viver o dia de amanhã.

E que quando Deus te der o amanhã, que você se lembre de usar o dia para a glória do nome dele.

Cia da Graça

10 Jan 2012

Eu visitei o projeto chamado Cia da Graça.

Este é um trabalho inter-denominacional que envolve algumas igrejas trabalhando juntas na comunidade vivendo aos redores do lixão.

As famílias moravam em barracos aos redores do lixão sem condição nenhuma de uma vida digna.

As famílias vivem da venda do lixo reciclável coletado no lixão diariamente.

O cheiro no lixão é insuportável. É até difícil descrever, é um cheiro de podridão, de enxofre, de coisa morta.

Todo o lixo é enviado para este lugar e a combinação de todo material e restos de comida libera alguma substância que faz com que haja uma fumaça constante saindo do lixo.

Tem uma água podre que sai do lixo e fica empoçada, e nessa água a gente até umas bolhas se formando constantemente.

  

E é nesse lugar que as pessoas passam o dia procurando por materiais que podem ser vendidos para que possam sustentar suas famílias.

É muito triste ver essa realidade dos coletadores de lixo. Algumas pessoas caminham pelo lixo sem sapatos, sem luvas, usando um gancho de metal para remover o lixo da superfície para procurar o lixo mais ao fundo que pode ser vendido.

Eu vi um homem com os pés descalços, enfaixado com um pano pois um dos pés estava com uma ferida grande. Ele andava pelo lixo, por aquela água e chão contaminados que provavelmente causarão uma enorme infecção nos pés e pelo corpo todo.

À medida que eles coletam o lixo eles os colocam em grandes sacolas para que sejam vendidos.

O governo obviamente não esse problema como prioridade para ser resolvido. Mas pelo menos fez algo para tentar melhorar um pouco a situação. Eles construíram casas na mesma área em que as famílias tinham seus barracos e entregaram às famílias.

As casas não são tão ruins mas obviamente isso não resolve o problema social dessas pessoas. Eles ainda trabalham coletando lixo pois mesmo tendo uma casa nova, não têm emprego e portanto não podem deixar o lixo.

E muitos deles vivem nessa cultura do miserável, mantendo a mentalidade do pobre. Alguns trouxeram o barraco para dentro da casa, embora tenham paredes de tijolo, mantiveram as paredes de tábua e tetos de plástico dentro da própria casa de alvenaria. Ainda sujeira e falta de higiene, crianças que não tomam banho por dias, pessoas que ainda trabalham no lixão e não viram mudança nas suas vidas por causa do recebimento da casa que o governo construiu

O projeto Cia da Graça é praticamente a única esperança deles de mudança.

A camiseta do uniforme dos líderes do projeto diz: Cia da Graça, Compartilhando o Maior Tesouro da Vida.

Esse projeto inclui várias atividades das quais algumas eu participei:

Visitas às famílias para aconselhamento, oração, bate papo, acompanhamento, etc.

Oficinas aos sábados de manhã para as mulheres que querem aprender artesanato como uma nova maneira de se sustentar. Algumas mulheres fazem tapetes, outras fazem pano de prato, outras ímãs de geladeira que podem ser vendidos para ajudar na renda mensal familiar. 

Programa para as crianças aos sábados de manhã para ensiná-las sobre Jesus, e educando a respeito de higiene, respeito, obediência, etc.

Clube da leitura que acontece de sexta-feira para despertar o amor à leitura e para entender o valor da educação e conhecimento.

Pregação da palavra de Deus, louvando e adorando, orando, testemunhando o amor de Cristo para as pessoas, caminhando juntos como irmãos na .

Doando cestas básicas mensais para as famílias cadastradas no programa.

Eu também participei da entrega de cestas de Natal que foi realizada com a ajuda de vários voluntários que foram visitar cada família em suas casas para entregar a cesta, presentes e falar da palavra de Deus.

A galerinha do grupo de adolescentes da igreja se organizou para comprar, embrulhar e entregar presentes para as crianças.

Um grande grupo de voluntários esteve no dia da entrega de cestas de Natal para quase 100 famílias.

Esse projeto vem acontecendo com poucos recursos, poucas pessoas, muitos desafios e dificuldades. Mas é um projeto abençoado por Deus pois ele está sendo feito porque é algo da vontade de Deus.  Mesmo sem muitos recursos várias famílias conheceram a Jesus e tiveram suas vidas transformadas.

A área utilizada hoje para o projeto é emprestada, não água nem energia elétrica, faltam voluntários, mas os servos do Senhor Jesus estão perseverando nessa missão de Deus.

Recentemente foi doada uma terra para o projeto para que sejam construídas instalações próprias. Até uma cerca de arame farpado foi doada e está colocada no local!

É muito importante que esse projeto continue pois a necessidade física, material, psicológica, mental e espiritual desse povo é imensa.

Favor orar para que haja apoio financeiro para a construção das novas instalações, para a compra de comida para as cestas básicas, para a compra de livros para o clube da leitura, para medicação e outras necessidades.

Ore também para o sustento dos voluntários que têm dado seu tempo para essa missão pois eles querem fazer isso em período integral e atender mais famílias, mas sem sustento não podem seguir com esse desejo de servir integralmente.

Não os voluntários que estão no projeto hoje, favor orar para que Deus levante mais gente que se sinta chamado para essa missão pois existem apenas 4 pessoas hoje que podem doar seu tempo durante a semana para cuidado espiritual das famílias. Eles atendem por volta de 70 famílias, mas mais 300 famílias morando na região que poderão ser cuidadas se houver mais gente disposta a trabalhar nessa missão.

Favor orar pelas pessoas que moram naquela região para que conheçam o senhor Jesus como seu senhor e salvador. Ore pelos que aceitaram a Jesus e para que continuem firmes na .

Mas ainda tem muita coisa a ser feita!

A Cia da Graça está com muitos planos para esse ano de 2012 e precisam de oração e apoio para que as novas etapas do programa possam ser oferecidas. Muitas oportunidades surgirão quando eles tiverem a área construída, poderão oferecer auxílio médico e dental, ministrar palestras sociais, auxiliar as pessoas a regularizarem sua documentação, colocar as crianças nas escolas e oferecer reforço escolar, oferecer aulas de esportes, alfabetização adulta e muitas outras coisas que Deus colocou nos corações dos líderes.

Eles sabem do amor de Deus por aquelas pessoas e pedem nossa oração para que o projeto continue e expanda atendendo ainda mais famílias.

Eu acredito na transformação dessa nação e de todas as outras nações do mundo se a entregarmos nas mãos de Deus e trabalharmos para a glória do nome dele.

Deus te abençoe e continue orando por nós.

Levando esperança para o desesperançado

06 Jan 2012

é 2012! Feliz Ano Novo!

Nós estamos animados com a próxima etapa de nossa vida que se inicia nesse ano, de serviço integral ao nosso senhor Jesus.

Mas antes de te contar a respeito disso eu ainda tenho mais experiências de missões no Brasil para dividir com você.

Eu visitei o ministério nas prisões com o Pastor Marcos Ricci.

O projeto inclui visita aos prisioneiros, pregação semanalmente da palavra de Deus, conversa com as famílias dos presos e testemunho de vida aos guardas que trabalham .

Existem várias prisões que recebem visitas dos voluntáriosEu visitei o presídio militar onde os policiais ficam presos. Obviamente não se pode encarcerar policial no mesmo local que outros presos por causa do risco para a vida do policial.

No presídio militar uma capela onde o culto acontece duas vezes por semana.

O culto inclui a presença dos internos que escolheram participar e suas famílias porque os cultos acontecem nos horários de visitas. Aqueles que não querem comparecer permanecem em suas celas mas mesmo não querendo ainda acabam escutando o culto de onde estão.

Tem música, louvor, oração, a palavra de Deus, testemunhos e adoração.

O dia da minha visita houve uma celebração de Natal. Um dos internos que aceitou a Jesus na prisão falou para nós a respeito da palavra. Foi legal ver que ele estava explicando a palavra para os outros. Isso me relembrou mais uma vez de como nosso Jesus é maravilhoso. Ele nos encontra perdidos e nos transforma em seus servos para levar a palavra para todos os cantos do mundo. Na nossa fraqueza ele é forte e nos usa para alcançar os outros

Eu também fiquei pensando a respeito do que significa ser livre em Jesus. Eu estava naquela capela adorando ao meu senhor Jesus com muitas pessoas que não tem a liberdade de ir e vir por causa da realidade de estarem na prisão. Eles estão encarcerados, morando em celas, dia após dia.

Mas não acho que eles vêem a vida deles assim. Eles sabem que em Jesus eles são livres. Eles se alegram por conhecerem a Jesus que é o único que pode nos libertar de nossas prisões espirituais.

Eles eram pessoas que deveriam estar trabalhando para manter a ordem na sociedade e prender os que violam a lei, mas por motivos diferentes eles mesmos infringiram a lei e agora estão na cadeia.

Fora da cadeia eles eram escravos do pecado, eles podiam andar livremente mas eles não eram livres para escolher não fazer coisas erradas, eram usados pelo inimigo para cometer crimes e não tinham a força interna para falar não ao crime. Agora eles estão presos, mas dentro da cadeia conheceram a Jesus e passaram por uma transformação de coração e atitude. Somente Jesus pode transformar a gente de verdade pois ele nos liberta do pecado.

uma necessidade muito grande de voluntários e missionários para trabalhar nesse ministério em presídios. Graças a Deus os presídios estão abertos para receber pessoas querendo evangelizar os internos e inclusive eles convidam os pastores para ampliar os programas, mas faltam pessoas para que esse trabalho possa expandir.

Favor orar para que Deus levante pessoas para trabalhar nesse ministério pois a necessidade é grande mas não muitos se comprometem com essa obra.

Outra missão que participei foi o primeiro dia de um projeto novo da igreja chamado “Almoçando com Jesus”.  Esse projeto vai oferecer almoço na frente da igreja para as pessoas que moram nas ruas.

Houve muita música, oração, uma curta mensagem e muita comida.

 

Durante a noite anterior ao evento o Pastor Marcos Ricci saiu pelas ruas da cidade convidando as pessoas que moram nas ruas para o almoço no dia seguinte.

No dia do evento ele dirigiu pelas ruas para encontrar as pessoas e levá-las para o almoço na igreja. A Kombi chegou cheia de gente!

comida foi doada e preparada pelas pessoas da igreja e estava uma delícia!

Muitas pessoas vieram para o almoço e tiveram um momento gostoso de boa comida, boa conversa, boa música e principalmente se sentiram amados por pessoas que se importam com eles enquanto a sociedade geralmente os ignora completamente. O amor de Jesus por eles foi o foco do almoço.

A maioria das pessoas que moram nas ruas são usuários e dependentes de drogas e álcool. Muitos que vieram ainda estavam sob a influência de seus vícios e cuidar deles é muito mais complexo do que oferecer um prato de comida para matar a fome. Por isso a igreja tem um projeto de cuidado completo e está iniciando esse relacionamento com eles para que aos poucos possam ser cuidados fisicamente, ser libertos dos vícios, e ser libertos espiritualmente.

Eu me diverti bastante nesse dia. O primeiro dia desse projeto lindo foi excelente!

Favor orar para que as pessoas da igreja apóiem esse projeto, que doem comida, que possam preparar o almoço, estar no dia para servir, arrumar as mesas, limpar, orar pelos convidados e oferecer o amor de Jesus para eles.

Favor orar pelos que foram ao almoço, para que continuem indo para ouvir sobre o amor de Jesus por eles. E para que muitos outros venham no próximo almoço para que sejam cuidados pela igreja.

Favor orar pelo pastor Marcos, sua esposa Márcia e filho Christian. Orar para a continuidade dos ministérios nos presídios e para o programa com pessoas de rua.

Eu ainda tenho muitas outras missões locais que participei para contar para você e eu espero que você esteja orando por cada uma das que conhece através do meu blog.

Se você puder conhecer e se envolver com o que Deus tem feito no mundo você não consegue não se apaixonar por missões. Eu oro para que você considere servir ao nosso Senhor da maneira que você pode para que ele possa te usar e para que você leve o amor de Jesus para os outros ao seu redor.

Tenha um excelente 2012!

Logo lhe enviarei mais notícias sobre outras missões. 

Natal

27 Dec 2011

Olá, sei que é época de festas então você deve estar querendo saber como foi meu Natal.

Eu passei o Natal com família e amigos. Com certeza senti falta do U-Don pois ele voltou para casa na Austrália. Ele passou o Natal com a tia dele. Mas é tanta bênção estar com minha família que eu tenho lidado bem com o fato de ter que manter contato com o U-Don somente pelo skype todos os dias.

Na sexta feira dia 23 eu fui na vigília da igreja que acontece todas as sextas feiras a partir das 10 e meia da noite. O foco da vigília é a oração. Nessa sexta feira o foco foi a oração de agradecimento a Deus.

A mensagem foi dada pelo Yuri Breder que recentemente voltou de uma viagem missionária ao Nepal. Ele falou sobre Jesus ser o nosso pão diário e nós pudemos sentir a presença do Espírito Santo ali. Fazia muito tempo que eu não sentia essa paz tão forte em estar na presença de Deus.  Ao mesmo tempo dessa paz eu senti uma chama de fogo pequena dentro do meu coração que foi crescendo e tomando conta de mim me convencendo da necessidade de obedecer a Deus e servi-lo ainda mais. Minhas energias foram renovadas com certeza.

Nós oramos pedindo a Deus por avivamento para nossas vidas e para a vida da igreja. Tem muitas pessoas com fome da palavra de Deus e sedentas da presença de Deus. Nós acreditamos que Deus irá atender às nossas orações e irá renovar nossos corações para servirmos a ele ainda mais e trazer glória para o nome de Jesus.

Essa vigília foi uma maneira excelente de iniciar as celebrações de Natal.

No dia 24 fui celebrar com família e amigos. Tinha muita comida gostosa como sempre. Eita Natal bom esse que o brasileiro faz! Que saudades e que bênção grande estar aqui.

Eu amo muito estar em família e estou muito feliz de estar passando 2 meses aqui para matar as saudades antes de voltar pra minha casa que fica tão longe.

No dia 25 fui almoçar com minha avó Bela e tias Ione, Odete e Márcia (o lado Coelho da família). É sempre uma alegria grande estar com eles, principalmente nessa data tão importante de celebração do aniversário do nosso senhor Jesus.

De noite fomos à igreja para a celebração de Natal. A igreja estava lotada de gente nos dois cultos das 5 e das 7:30 da noite. A celebração foi maravilhosa.

Teve muita música, orquestra, coral, teatro, dança, oração e adoração a Jesus. Muitos aceitaram a Jesus como senhor e salvador naquela noite. Glórias a Deus!

 

O povo brasileiro é tão apaixonado pela vida! Sinto falta disso na Austrália.

Aqui eu posso ser eu mesma e não pareço estranha.... posso abraçar e beijar meus amigos, rir à toa, contar piadas, aproveitar o relacionamento com as pessoas que amo e me divertir da maneira brasileira de ser. Aqui festa não tem hora pra acabar e o mais importante é estar entre amigos e esquecer da hora.

Eu posso bater altos papos com meus irmãos na e dividir com eles minhas alegrias e tristezasPosso falar das minhas dificuldades e tem sempre alguém para orar comigo e por mim se preciso.

valor à sua terra, sua descendência e as pessoas que você ama.

Muitas vezes é somente no momento que não temos tudo isso que percebemos o quanto isso tem valor. Vai por mim, o Brasil é um país abençoado com um povo maravilhoso.

Bem, para o ano novo estaremos indo para Cuiabá. Quando eu voltar mando mais notícias.

Espero que seu Natal tenha sido abençoado e que Deus te abençoe ainda mais em 2012.

Equipe da Esperança

21 Dec 2011

Um dos projetos que visitei aqui em Campo Grande (MS) foi o Equipe da Esperança que atua na Santa Casa dando apoio aos pacientes e suas famílias.

A Missão da Equipe da Esperança é:

Equipe da Esperança é uma Organização Social Civil Pública que existe 18 anos e tem hoje cerca de 80 voluntários circulantes. Os voluntários dedicam seu tempo na Santa Casa por 3 horas por semana em várias áreas do hospital.

A Equipe da Esperança não é uma organização cristã mas parte do grupo de voluntários são cristãos.  Estes voluntários oferecem não somente seu tempo ao projeto mas também podem usar a oportunidade para compartilhar do amor de Jesus para com as pessoas que eles encontram no hospital.

Existem pacientes brasileiros, paraguaios e bolivianos na Santa Casa por causa da localização da cidade de Campo Grande. pessoas com todos os tipos de doenças e necessidades de tratamento. Os voluntários oferecem apoio, amor, atenção, orações, um sorriso, e muito mais aos pacientes e familiares.

A maneira como os voluntários ajudam é:

- Na recepção e atendimento dos pacientes da Santa Casa

- Visitando os setores

- Programa de apoio a maternidade e neonatal

- Músicas nos setores

- Origamis, palhaços, contadores de estórias

- Costureiras, Cabeleireiros e outros

- Arrecadação de doações e distribuição das mesmas

A Equipe da Esperança tem uma sala onde ficam guardados os materiais, jalecos, doações e produtos para os pacientes mais carentes, como fraldas, produtos de higiene pessoal, e outros. Nessa sala eles também oferecem atendimento para as famílias que precisam de apoio financeiro, por exemplo, o vale transporte para visitação.

Eu tive o privilégio de conhecer a Mercedes Tavares, atual presidente da Equipe da Esperança. Mercedes é uma mulher de Deus que ama a Jesus e que ama as pessoas que ela atende na Santa Casa. Ela dedica seu tempo ao serviço ao próximo, a glorificar o nome de Jesus e fazê-lo conhecido por todas as pessoas.

Ela também aulas de capelania na Igreja (esse foi o curso que minha irmã e cunhado fizeram e se formaram no mês passado). Na Equipe da Esperança Mercedes atua para que os programas continuem sendo feitos, mediando o relacionamento entre a Equipe da Esperança e a direção do hospital, organizando os voluntários, abrindo ainda mais espaço para atuação e apoio aos pacientes.

Na igreja ela participa na capacitação de pessoas no curso de capelania para que esses voluntários possam levar não apenas apoio ao paciente mas sejam capacitados para apoio espiritual, oferecendo um ombro amigo, uma palavra vinda do coração de Deus, e o amor de Cristo. necessidade de se dar o apoio espiritual pois os pacientes e as famílias estão muitas vezes sofrendo bastante, têm muitas dúvidas, muitas vezes perdem a esperança na melhora, ou estão iniciando o processo de luto pela perda da saúde ou por um diagnóstico de doença grave. Muitas vezes a pessoa se sente abandonada e é muito importante que o cristão esteja afirmando que Jesus está com cada um, mesmo no sofrimento, em todos os momentos e que Ele nunca os abandonará.

O dia da minha visita eu acompanhei a equipe fazendo visita ao neonatal. As voluntárias organizaram uma celebração de Natal para as mamães que estão com seus bebês internados por diversas complicações pós-parto.

Havia 7 mamães na neonatal com seus bebês. Uma delas estava com seu bebê internada por 5 meses. As mamães moram no hospital com seus bebês, suas cadeiras ficam ao lado de seus bebês e elas não voltam para casa até que os bebês tenham alta. Todas as mamães ficam na mesma sala e acabam se tornando uma família umas para as outras. As voluntárias as visitam regularmente, oram por elas, conversam sobre vida e a situação em que elas se encontram, dando apoio emocional e espiritual, falando do amor de Jesus, ajudando a cada uma para que estejam firmes e lutem sem cessar nesse momento de sofrimento e desconhecido futuro para a saúde de seus bebês. Foi uma honra para mim participar do primeiro Natal dessas mamães desde o nascimento de seus anjinhos. Foi uma celebração com muita emoção para todas nós.

Os voluntários levantaram fundos para comprar presentes para as mamães e bebês. Tinha pão de queijo, refrigerante, panetone e bolo de chocolate na festinha de celebração de Natal, do nascimento do nosso senhor e salvador Jesus.

A Mercedes deu uma palavra sobre o Natal, o significado dessa data e a importância do nosso senhor Jesus em nossa vida. As mamães participaram de um amigo secreto e escreveram uma mensagem de Natal para a amiga secreta, dando os presentes que as voluntárias prepararam. Cada voluntária deu uma mensagem de Natal aos bebês com presente.

Eu também visitei a psiquiatria. Os voluntários fazem visitas semanais aos internos e seus familiares. Uma vez ao mês eles fazem o dia da beleza, fazendo unhas, cabelos, maquiagem e desfile de beleza. Eu vi as fotos do evento e celebração de encerramento e Natal.

Até 2 anos atrás a Santa Casa não tinha capelania e apoio espiritual mas apenas programas de apoio, social, preventivo, etc.

A capelania começou 2 anos atrás e tem sido uma bênção para os pacientes e familiares. Os voluntários da capelania trazem uma palavra de Deus, um amor incondicional de Deus por seus filhos e a esperança de uma vida eterna.

A Equipe da Esperança fechou o ano de 2011 com 12 programas na Santa Casa. Alguns dos programas são:

Celebrando a Vida – visita e apoio às mães na maternidade e neo-natal

Roda da Esperançavisita e apoio aos pacientes na psiquiatria

Contadores de Históriavisita e contação de histórias aos pacientes

Programa Palavra Amigavisita com equipe de músicas que traz uma palavra amiga ao paciente

Palhaçosvisita de palhaços às crianças na pediatria para cantar músicas, contar histórias, brincar, etc

Capelaniacristãos evangélicos que visitam pacientes para orar, dar apoio spiritual, falar do amor de Jesus, ler a Bíblia juntos, dar uma palavra de conforto, esperança e encorajamento

Corredor ombro amigo – apoio para famílias com membros no CTI (Centro de Terapia Intensiva)

Acolhimento no horário da visitaapoio aos familiares  

Pronto Socorro – apoio às famílias e pacientes no pronto socorro

Bazar da Pechinchaartesanato feito pelos voluntários para serem vendidos no Bazar da Pechincha no saguão da Santa Casa para arrecadar fundos para ajudar às famílias carentes

Mas ainda tem muito trabalho a ser feito. Cada 2 anos a diretoria deve ser mudada. A Mercedes tem orado pela sucessão do cargo dela para que a nova diretoria seja uma escolha que agrada a Deus e um servo de Jesus naquele lugar. A Equipe da Esperança tem feito um projeto lindo e precisa continuar e crescer para atender ainda mais pacientes e seus familiares.  

A Mercedes ainda estará envolvida com os programas e a equipe mas outra pessoa terá o cargo de diretoria por 2 anos.

A Equipe da Esperança não tem vínculo religioso mas tem oferecido suporte spiritual através das equipes da capelania. Dependendo da nova diretoria essa situação pode mudar. Por isso precisamos orar para que Deus levanter líderes que são seus servos e que continuarão com o programa de capelania e trabalharão para expandir ainda mais o apoio espiritual aos pacientes, familiares, médicos, enfermeiros, voluntários, etc.

Existem 80 voluntários circulantes mas somente alguns estão atuando e dando seu tempo por 3 horas por semana. Para ser considerado voluntário a pessoa pode dar no máximo 3 horas de seu trabalho em uma mesma organização por semana. A Equipe da Esperança precisa de mais pessoas que estão dispostas a dar seu tempo regularmente para os programas e que tenham uma atitude de liderança de sua equipe. Mas o que tem acontecido é que apenas alguns voluntários têm tido tempo de dedicar as 3 horas semanais regularmente, o que dificulta que a ação chegue a todos os setores da Santa Casa.

O projeto precisa de mais cristãos que estejam dispostos a voluntariar na Santa Casa para que o programa de capelania continue, expanda e atenda mais áreas do hospital. Com o aumento do número de voluntários cristãos o foco espiritual poderá continuar e a capelania será mantida.

Os pacientes da Santa Casa têm recebido apoio de voluntários por causa da causa social, mas aquele voluntário que doa seu tempo e amor por causa de Jesus oferece apoio à pessoa como um todo e pode trazer cura espiritual e proclamar a salvação que Jesus oferece.

Acompanhar uma tarde de trabalho voluntário na Santa Casa me fez confirmar em meu coração que o trabalho não é impossível. Eu conversei com alguns dos voluntários e percebi que eles amam muito esse trabalho, eles amam os pacientes, eles ficam muito felizes de darem parte de seu tempo para essa causa pois podem oferecer conforto àquele que está sofrendo.

Na minha opinião se você ama à Jesus você ama ao próximo. E nós não podemos deixar de atender ao chamado de Jesus para amarmos o nosso vizinho e para servir a Jesus através do serviço ao próximo.  Eu não acho que podemos nos chamar de cristãos se o que nos define é somente a ida à igreja aos domingos. Nós não podemos guardar para nós mesmos esse presente da salvação. Há muitas pessoas que precisam receber a salvação, há muitos sofrendo sem Jesus e essas pessoas não conhecerão a Ele se não levarmos a palavra para todos os cantos do mundo.

Seria uma bênção ver as pessoas saírem de sua zona de conforto para caminhar em fé e servir a Deus onde quer que Ele queira. Muitos irão morrer sem se reconciliar com Deus. Fazer o nome de Jesus conhecido no mundo todo é o nosso chamado.

Eu oro para que Deus levante pessoas que sejam servos, que amem a Jesus e que sintam no coração o chamado para trabalhar no projeto da Equipe da Esperança na Santa Casa de Campo Grande (MS). Seria ótimo se alguém pudesse fazer esse trabalho em período integral, dedicar todo seu tempo ao projeto. Quem sabe Deus não o está chamando para servi-lo como missionário naquele lugar para que o impacto do amor de Jesus atinja ainda mais pessoas que irão glorificar o nome de Jesus para sempre.

Favor orar para a liderança do projeto, para o relacionamento entre a Equipe da Esperança e o hospital, para que os 12 programas que já estão acontecendo continuem e cresçam ainda mais, para cada voluntário, para cada paciente e seus familiares, para cada voluntário, para que Deus levante missionários para trabalhar na Equipe para fazer Jesus conhecido entre os pacientes na Santa Casa.

Esse ministério é uma bênção de Deus para os voluntários e para os pacientes e seus familiares. 

Se você se interessou em saber mais sobre o trabalho da Equipe da Esperança visite o site:  

www.equipedaesperanca.com.br ou entre em contato comigo através do blog.

Pages

Subscribe to RSS - Angela Ngiam - Português's blog